02/01/2009

O arquitecto e a cidade sustentável


Corredor bus
Aproximam-se as eleições autárquicas e o papel dos arquitectos nos programas eleitorais a apresentar pelos candidatos é essencial. Sabemos que algumas câmaras como Lisboa ou Porto têm como debate centra a qualidade do espaço público e problemas relacionados com o urbanismo, transportes e planeamento urbano.


Assim sendo, lanço daqui um repto a cada arquitecto para que, na medida do possível defenda soluções amigas do ambiente e de fácil viabilidade económica, não só nos projectos como na acção política. Deste modo, cada arquitecto deve sustentar a arborização máxima do espaço público, a multiplicação dos corredores BUS, a criação do maior número possível de áreas pedonais, ciclovias, a criação de áreas multi-funcionais, enfim, tudo medidas de fácil execução mas que requerem alguma coragem política. Ora essa coragem política torna-se mais fácil quando os técnicos estão do lado dessas medidas.


Que seja então um bom ano para todos, cidadãos, arquitectos e especialmente para a arquitectura sustentável das nossas cidades!