04/07/2009

A eficiência energética e o arquitecto


Painel solar térmico esteticamente integrado por arquitecto em projecto de arquitectura
 Chegou a altura de falarmos um pouco do momento em que muitas famílias se deparam com a necessidade de tomada de decisões relativamente à sua futura casa.Pois bem, a eficiência energética é algo que nos sai do bolso e portanto devemos pensar nela. Mas não devemos esquecer a própria produção de energia.
Pois bem, perante isto temos um cenário técnico e um cenário legal e economico.
Do ponto de vista legal e económico o RCCTE empurra claramente as famílias portuguesas para a necessidade de adoptar sistemas solares térmicos. Tratou-se de uma legislação que ignora de certo modo muitas outras soluções como a geotermia e a aerotermia. Estes são sistemas bem mais rentaveis do ponto de vista técnico e económico quando falamos de áreas superiores a 200m2 e são colocados alguns entraves do ponto de vista da legislação existente.
Quanto à produção de energia propriamente dita temos a energia fotovoltaica, a eólica e a hidrica.
Mas quando se fala na microgeração, nós verificamos que a EDP dificulta a entrada no mercado destes pequenos produtores e baixa de ano para ano o preço do Kw/h ( Não deixa de ser curiososo que o preço da electricidade ao consumidor não para de subir!)
Na realidade, nós arquitectos temos de gerir estas questões e tentar informar os nossos clientes o mais possível para que as suas escolhas na sua futura casa sejam acertadas economicamente e tecnicamente.
Se tiver dúvidas relativamente a estas ou outras questões pode contactar os arquitectos da Utopia e tomar conhecimento da sua experiência ao nível de projectos de arquitectura e arquitectura sustentável já realizados.