29/10/2009

O Arquitecto e a piscina ecológica


As piscinas naturais são uma aposta dos arquitectos da utopia enquanto exemplos de arquitectura sustentável

As piscinas naturais ou piscinas ecológicas são fundamentais para os arquitectos preocupados com o ambiente e com a exposição a produtos químicos.
O funcionamento de uma piscina ecológica baseia-se na capacidade de filtragem de plantas e filtros de areia. Estas piscinas que lemabram os lagos rodeados de plantas que antigamente se utilizavam para banhos nas épocas mais quentes do ano.
Hoje são os arquitectos ecológicos que apostam numa forma de vida mais natural e que apostam neste tipo de estruturas. Em Portugal existe um número muito pequeno de piscinas naturais em comparação com outros países europeus. No entanto, os arquitectos têm vindo a mudar de opinião.
Existem muitos tipos de piscinas ecológicas, todas elas baseiando-se princípio de que são as plantas aquáticas a acelerar o crescimento de microorganismos benéficos que destroiem as bactérias e mantêm a piscina natural limpa cumprindo os mais rígidos critérios de qualidade da água.
Assim, a luz solar aquece a água na zona chamada “Regeneração” e essa água a uma temperatura mais elevada filtra-se gradualmente na zona de utilização. Todo o processo baseia-se nos princípios de regeneração que a água possui num curso natural, onde podemos encontrar quedas de água e plantas ribeirinhas filtrantes.

Na Utopia, cada arquitecto tem defendido estas plantas e este sitema como um modo de defender a arquitectura sustentável e o ambiente. Por favor divulgue estes exemplos. A arquitectura sustentável não é uma questão só acessível aos arquitectos. Ajude-nos a ajudar.