28/12/2009

O arquitecto e o conforto térmico


Casa ecológica dos arquitectos da Utopia em que foi incorporado o conceito de conforto térmico.
Muitos arquitectos são pouco receptivos à questão da arquitectura sustentável. Alguns arquitectos são ainda menos atentos ao que ao conforto térmico diz respeito. Convém desfazer mitos da arquitectura e falar de modo simples e claro sobre este conceito.
O conforto térmico pode ser definido como a sensação de bem-estar respeitante à temperatura. Essa sensação depende do equilíbrio entre o calor produzido de modo sustentável pela construção e aquele que é apresentado pelo nosso corpo. O do nosso corpo varia com a actividade corporal.
Isto significa que a temperatura não necessita de ser igual em todos os espaços, podendo existir ligeiras variações entre as zonas de menor actividade física e as zonas de maior intensidade onde a temperatura deverá ser ligeiramente mais baixa. Obviamente deve existir um cuidado adicional na produção de calor para zonas como as salas e quartos, podendo existir uma ligeira redução nos corredores e cozinha.
Este conceito não significa que existem zonas frias na casa. O que significa é que a produção de calor pode ser intensificada nas zonas de estar dada a temperatura corporal ser aqui baixa. Ao mesmo tempo poupa-se uma energia considerável e graças ao arquitecto dá-se mais um pequeno passo na longa caminhada por uma arquitectura sustentável.