25/10/2010

Arquitecto e poupança energética




Acho que podemos falar ainda mais sobre soluções de poupança de energia. O arquitecto tem a função não só de desenvolver espaços de arquitectura sustentável moderna e inovadora mas também de aconselhar sobre a melhoria do desempenho de edificios e construções existentes. Como arquitecta verifico que as pessoas ainda desconhecem ferramentas simples como os temporizadores que permitem uma enorme poupança nos gastos de energia e são de baixo custo.
Assim podemos agendar o aquecimento para determinadas horas em que vamos utilizar, a lavagem de roupa e de loiça para o período nocturno, a iluminação nocturna desligar-se ao fim de determinados minutos, o termoacumulador ( cilindro) não trabalhar durante as horas em que não necessitamos de água quente, etc...
No fundo, os arquitectos em geral e cada arquitecto em particular tem a obrigação de divulgar estes aparelhos milagrosos que muito podem fazer pela arquitectura sustentável e pelo nosso ambiente. Ficam aqui os exemplos, mas é bom que todos saibam que existem muitas marcas e que todas elas têm pequenas vantagens e desvantagems. Mas haverá algo melhor para a arquitectura sustentável e para o ambiente que poder reduzir a nossa factura de electricidade em cerca de 30% ?