10/08/2010

O arquitecto e a escolha das árvores


O amieiro no Inverno não apresenta folhas.



O amieiro no Verão está com uma copa recheada de folhas produzindo uma importante zona de sombra

Um aspecto que é muitas vezes desprezado ou ignorado pelos arquitectos é a escolha das espécies que se vão colocar nos espaços exteriores da casa ou edifício.
Assim, para além dos critérios importantes que devemos ter no que diz respeito à escolha de árvores autóctones, isto é, árvores cuja adaptação está salvaguardada, devemos também pensar que a árvore pode ser um importante elemento que absorve a radiação solar e impede que a casa ou edifício aqueça em demasia no verão e possa arrefecer em excesso no inverno.
Mas como pode o arquitecto usar as árvores para aquecer a casa no inverno e arrefecê-la no Verão?
Simples, muito simples mesmo. Mais simples, mais barato e mais ecológico do que usar qualquer tipo de climatização. A resposta está nas Árvores Caducifólicas. As árvores caducifólicas são árvores que têm a particularidade de possuir folhas caducas. Ao contrário das árvores de folha perene, as caducifólicas perdem as folhas no Inverno e voltam a ganha-las no Verão.
Assim, se as colocarmos à frente das nossas janelas, temos a possibilidade de receber a radiação solar que nos aquece a casa no Inverno e, uma vez que as folhas estão presentes no Verão podemos arrefecer a casa com a deliciosa sombra que estas produzem no Verão. Se acrescentarmos a libertação de vapor conseguimos também uma maior inércia térmica, isto é uma menor variação de temperatura nas fachadas da casa.
O arquitecto tem assim a obrigação e a facilidade em propor soluções de baixo custo económico e ambiental aos seus clientes.
Não faltam arvores caducifólicas em todo o mundo: Portugal, Angola, Brazil, Moçambique, Cabo Verde,etc... É só olhar com cuidado e escolher espécies já adaptadas. Eu mostro aqui um exemplo: o caso do amieiro porque é uma árvore extraordinária e ambundante em Portugal. Mas há mais, muitas mais!