28/04/2011

Sustentabilidade energética do projecto de arquitectura



"Acabem por favor com a praga do stand-by. Uma simples régua com interruptor sem lampada resolve o assunto"






"Um quadro electrico bem usado tem a eficiência da domótica"




Nunca é demais referir a importância da eficiência ou sustentabilidade energética nos dias de hoje. Muitos pensarão que o arquitecto só terá um papel no momento de desenhar um projecto de arquitectura. É um facto que essa é a sua tarefa mais importante, mas não é a única e por isso não me canso de referir todas as informações e ajudas que um arquitecto pode fornecer e que dizem respeito à forma como utilizamos os edifícios.

Nesse sentido muitas coisas poderemos fazer para melhorar o desempenho energético de um edifício e que não obrigam a obras de construção ou projectos de arquitectura! No que diz respeito ao consumo electrico temos aqui alguns que são menos falados:




1. Abolir os equipamentos stand-by que não tenham interruptor de corte de corrente e substituí-los por réguas com este interruptor.

2. Não utilizar elevadores para descer escadas e não subir com os mesmos a menos de dois pisos.

3. Não acender as luzes se a actividade não o obrigar

4. Adequar os horários laborais ao período de maior luminosidade

5. Utilizar o quadro geral para corte de corrente por sectores. Podemos dizer que tem o potencial da dómótica pois permite desligar sectores sempre que não possuem interruptores.

6. Chatear toda a gente que conhecemos para poupar recursos energéticos, e este é sem dúvida o que considero mais importante



P.S.:Quanto ao ponto 6 é o que mais faço, seja no gabinete de arquitectos a cada arquitecto e cliente, seja a todos os nossos amigos e familiares...E acreditem...é eficaz.