28/03/2011

Reabilitação de edifícios antigos



Arquitectos da Utopia no projecto de arquitectura de reabilitação de Edifício Antigo

A Reabilitação de edifícios antigos deverá ser encarada pelos arquitectos como algo que merece enorme cuidado e cuja investigação ainda abre imensas possibilidades de abordagem. Tenho referido aqui que é frequente encontrarmos más reabilitações em parte devido a alguma deficiente formação quer da parte dos arquitectos quer da parte dos engenheiros.

A reabilitação exige soluções caso a caso e não podem de forma alguma repetir os aspectos da construção tradicional.Por um lado, não podemos retirar das fachadas os azulejos ou cantarias tradicionais, mas por outro, também não podemos deixar de melhorar as características térmicas dos edifícios. É aí que têm que entrar as soluções não convencionais mas que com o tempo se tornarão habituais.

Perante este problema comum do isolamento térmico na reabilitação, no nosso gabinete de arquitectura e engenharia temos optado por colocar o isolamento térmico no interior através de uma caixa de ar com isolamento e uma parede de gesso cartonado hidrófugo. Isto resolve-nos as questões térmicas e eventuais ressoados na caixa de ar.

Todavia, e apesar destes bons exemplos, tenho assistido a reabilitações de edifícios que ou não colocam isolamento térmico ou simplesmente o colocam pelo exterior. O panorama tem de mudar e cada arquitecto e engenheiro é responsável por alertar a população para as vantagens económicas e ecológicas da reabilitação de edifícios antigos de acordo com as melhores prácticas.