Arquitectos e geotermia ecológica com baixo custo
Os arquitectos com consciência ambiental possuem sistemas que com alguma imaginação podem arrefecer uma casa sem quaisquer custos para o cliente.
No atelier de arquitectos onde trabalho passamos a implementar um sistema de arrefecimento geotérmico sem quaisquer custos para os nossos clientes.
O sistema é simples e coloco-o aqui precisamente para que o divulguem e para que outros arquitectos o estudem e melhorem tal como nós estamos agora a fazer. A ideia nasceu em França, mas nós cá em Portugal tivemos algumas soluções semelhantes como o demonstrarei nos próximos posts e que qualquer arquitecto poderá também aplicar nos seus projectos.
Este sistema de refrigeração ecológico e geotérmco é no fundo um tubo que liga o exterior ao interior da casa e faz parte de um sistema de ar frio e quente. Ar de fora é passado ao longo do subsolo até entrar na casa e possui um registo devidamente isolado no interior da casa. O tubo estende-se a dois metros de profundidade, e possui no mínimo trinta metros de comprimento em curvas e contra curvas. No verão, 5 a 8 graus Celsius de diferença de temperatura podem ser obtidos em Portugal, e uma diferença 2-3 graus Celsius no inverno são valores importantes que devemos considerar pela eficiência que permitem.
Por isso peço a todos os arquitectos que divulguem e apliquem geotermia de baixo custo para que baixemos ao máximo o consumo dos recursos do nosso planeta.