27/02/2011

A reabilitação de edifícios - Custos de construção e exemplos


Estrutura da cobertura em asna de madeira antiga e em optimo estado que está pronta a ser recuperada ou reabilitada! Seria um desperdício substituir por estrutura de betão!

Reabilitação de edifícios
A reabilitação de edifícios é algo que nunca deixa de ser importante debater por todos os arquitectos com preocupações ambientais.
Assim, creio que devemos pensar nas estratégias que temos utilizado para reabilitar edifícios em Portugal, sobretudo em Lisboa e Porto e reflectir sobre os sus custos e eficácia.

Reabilitação de edifícios enquanto exemplos de eficácia e com baixos custos de construção
Para um arquitecto sensível a questões de custo e ambientais, reabilitar um edifício é uma oportunidade para poupar o planeta. No entanto os exemplos que vemosa serem reabilitados, e que normalmente consistem em estruturas antigas de alvenaria de granito e sobrados e coberturas de madeira são regra geral substituídos por estruturas de betão armado. Isto tem acontecido por todo o País e não é uma boa solução quer ambientalmente quer economicamente. Por isso, creio que os arquitectos devem de um modo geral reflectir sobre a práctica deste tipo de reabilitação. No gabinete de arquitectos onde trabalho nenhum edifício tem sido reabilitado com estruturas de betão sem que previamente se esgotem as possibilidades de recuperação das madeiras e alvenarias, representando esta solução uma poupança superior a 40% para o cliente e superior a 50% em emissões de CO2. Por isso acredito e defendo a reabilitação de edifícios com máxima reutilização das estruturas existentes. Os custos de construção e o ambiente serão certamente beneficiados!

Visita a pagina seguinte e conheça um pouco do trabalho da Utopia no âmbito da reabilitação.
Reabilitação