29/06/2012

Arquitectos e o arrefecimento evaporativo

Creio ser muito importante falar de um processo de arrefecimento absolutamente natural e ancestral sem qualquer custo energético e que deveríamos por em cima da mesa dos arquitectos pois foi algo abandonado. Trata-se do Arrefecimento evaporativo. Seé verdade que existem alguns exemplos com bombas de água istaladas em aparelhos modernos com baixo consumo energético, creio que o melhor é falar do princípio e não das aplicações mais modernas.
O princípio é simples e encotra-se em civilizações antigas como a Suméria. Trata-se de fazer evaporar a água que através desse processo permite baixar significativamente a temperatura ambiente. Todos nós já experimentamos aquela sensação de ar frio que emana de um poço. É precisamente esse processo. Trata-se de executar um furo na habitação que entre em contacto com uma superfície humida que permita depois através de um processo de ventilação natural entre uma chaminé  e um fur no exterior, permite o arrefecimento de todas as divisões abrangidas. Creio que a imagem em baixo, esclarece melhor o processo. Os arquitectos deveriam estar sensibilizados para estas técnicas pois não consomem nenhuma energia.
Deste modo se conhecer um arquitecto ou alguém que pretenda construir uma casa, por favor fale-lhe do arrefecimento evaporativo. É algo simples e que os meus colegas arquitectos na Utopia já aplicaram com resultados francamente positivos.

Edifício de arquitecto com arrefecimento evaporativo