Toda a arquitetura sustentável é pela sua própria natureza saudável. Contudo podemos distinguir aspetos os estratégias que permitem gerar um ambiente mais higiénico e consequentemente reduzir a probabilidade de ocorrência de doenças ou epidemias.
A qualidade do Ar
Nestes tempos de pandemia de covid 19 é mais importante do que nunca falar dos sistemas que permitem a baixo custo melhorar a qualidade do ar interior de uma casa ou edifício. O principal elemento é sem dúvida a renovação do ar que permite a eliminação de partículas nocivas ou tóxicas no interior da habitação.
A ventilação passiva
A ventilação pode ser efetuada sem recurso a equipamentos mecânicos. Neste caso não tem gastos energéticos e é portanto mais amiga do ambiente. Ao mesmo tempo não há condutas, filtros ou elementos adicionais para limpar, reduzindo-se assim a possibilidade de ocorrência de doenças como a legionella ou alergias de ácaros. A ventilação passiva é assim o sistema mais saudável e sustentável que a arquitectura tem ao nosso dispor. Um dos sistemas de ventilação passiva mais eficazes e fáceis de implementar é a ventilação transversal.
A convecção
A convecção é o processo físico que a arquitetura sustentável usa para fazer a ventilação passiva transversal. O ar é constituído por moléculas de diferentes tipos. As mais pesadas descem por gravidade e as mais leves sobem. O ar quente tem moléculas em movimento e consequentemente ocupam mais espaço. se ocupam mais espaço são obviamente menos densas e portanto mais leves. Se são mais leves sobem. Isto é o fenómeno de convecção.
A ventilação transversal
Quando temos duas fachadas disponíveis num edifício, temos exposições solares distintas. Como tal, as temperaturas exteriores das fachadas vão ser diferentes. Assim, o arque está junto a estas fachas tem também temperaturas distintas. Torna-se assim claro o fenómeno que é popularmente conhecido como corrente de ar. Ele ocorre porque duas janelas abertas em fachadas distintas fazem com que massas de ar quente e ar frio se desloquem de modo a ocupar as posições de acordo com a sua densidade. Ou seja, movimentam-se de acordo com o princípio da convecção. Ora este é um processo extraordinariamente eficaz para efectuar a renovação do ar.
Ventilação transversal por convecção |
Exemplo de arquitectura saudável com ventilação transversal
O sanatório de Paimio, na Finlândia, desenhado por Alvar Aalto no século passado é um exemplo extraordinário da utilização da convecção e da ventilação transversal de modo a efectuar a renovação do ar interior. A baixa profundidade entre fachadas acentua enormemente este efeito e torna a renovação do ar um processo confortável e eficaz neste imóvel destinado ao tratamento da tuberculose.