02/11/2021

Ecologia e Domótica

O que é a Domótica?

A domótica é simplesmente o campo de saber que agrega todas as tecnologias de gestão dos automatismos de uma casa. No fundo é o sistema que gere os equipamentos presentes na nossa habitação e os torna automáticos de algum modo.

O que é uma casa inteligente?

A automação residencial, classifica-se enquanto o conjunto de tecnologias que visam a automação de residências, buscando não só o conforto das pessoas que as habitam, como também a otimização da referida gestão energética, o aumento da segurança, e a conquista de comunicações mais eficientes.
O desenvolvimento da domótica tem sido constante, principalmente nos últimos anos, graças em grande parte ao surgimento de tecnologias como a Internet das Coisas ("Internet of things" IoT), pois tem fornecido a muitos dispositivos e sensores a capacidade de se comunicarem entre si e com o usuário. Desta modo, qualquer pessoa já está em condições de operar os diferentes aparelhos elétricos desde o seu telefone móvel, independentemente de onde estiver localizada.
No fundo, as casas quando se tornam automáticas, nós dizemos que estamos em presença de uma casa inteligente.

A domótica pode contribuir para mitigar as alterações climáticas?

A verdade é que sim.  De facto, um termostato inteligente tem influências nas mudanças climáticas.
A  automação residencial e a transição ecológica caminham juntas. Em última análise, a capacidade de converter as nossas casas em casas com eficiência energética terá um impacto positivo no meio ambiente, pois a poluição diminuirá.

Vantagens das casas inteligentes no meio ambiente

A tendência é que os sistemas de controle e automação continuem a colonizar as residências em todo o mundo, transformando-as em verdadeiras casas inteligentes. O resultado será um uso mais racional e eficiente da energia usada para ar condicionado no verão e no inverno, o que por sua vez levará a menos desperdício e, portanto, uma diminuição da poluição. Se a isso se soma o uso crescente de fontes renováveis ​​de energia, parece claro qual é o caminho que deve ser trilhado para enfrentar as mudanças climáticas em que estamos imersos.
As tecnologias incorporadas nas casas inteligentes não só ajudarão a controlar o aquecimento e o ar condicionado de maneira mais eficiente, graças aos termostatos inteligentes mencionados, mas irão mais além: 

- as janelas sabem quanta luz vão deixar passar dependendo do interior e do exterior 

- há sensores que aumentam ou diminuem as persianas em função das necessidades do habitante e da luz necessária; 

- é usada a água quente realmente necessária, por exemplo, atingindo a temperatura certa na hora do banho (não desperdiçando litros e litros esperando que ela aqueça o suficiente)

- os aparelhos elétricos são colocados em funcionamento aproveitando os momentos do dia em que a conta de luz é mais baixa

- enfim, uma longa lista de benefícios para o ambiente.

Poderão as cidades inteligentes ser ecológicas?

A domótica presente numa casa inteligente através da automação residencial é portanto um pilar fundamental para tornar as nossas habitações e cidades mais sustentáveis. E é justamente essa sustentabilidade, aliada à eficiência, que possibilitará a casa do futuro, ecológica e capaz de reduzir as emissões de CO2. Uma casa com ótimos padrões de eficiência pode ter um consumo de energia 80% inferior ao das casas tradicionais, alcançando também uma redução de 40% no consumo de água. Isto são valor que multiplicados pelo número de agregados familiares produzirão um enorme efeito a nível global.

A domótica e a eficiência energética

Neste momento as directivas para a eficiencia e
nergética
que observamos no atelier de arquitectura Utopia já incluem a introdução da domótica enquanto estratégia para reduzir os consumos de energia.


Casa Passiva com sistema de domótica- Utopia Arquitectos

No fundo a ecologia será cada vez mais digital, e ultrapassados todos os riscos que ainda existem ao nível da segurança de sistemas informáticos, as casas poderão mesmo trabalhar em rede umas com as outras, tentando ajustar os picos de consumo energético com a rede fornecedora. A casa poderá assim alertar o utilizador para melhorar determinados comportamentos, uma vez que tudo pode ficar calculado. Existe assim todo um manancial de possibilidades em que todos poderemos contribuir.